A Aromaterapia é uma terapia natural para a prevenção e tratamento de várias doenças e sintomas, com a utilização de óleos essenciais puros altamente concentrados. O uso frequente dos óleos essenciais para fins terapêuticos contribui para a promoção e manutenção de um estado de saúde e vitalidade.
Aplicações dos Óleos Essenciais:
1) Inalações com óleos essenciais: é particularmente eficaz no tratamento de problemas respiratórios (tais como gripes e constipações) e no alívio de tensão nervosa e de dores de cabeça.
2) Massagens Aromáticas: ao massajar o corpo com óleos de massagem, podemos combinar eficazmente as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais com os efeitos benéficos da própria massagem.
3) Banhos Aromáticos: são particularmente eficazes em casos de lesões e dores musculares, irritações da pele, problemas circulatórios, combate a fadiga e insónias. Excelentes para aliviar as tensões do dia-a-dia.
4) Compressas Aromáticas: consistem em panos embebidos numa mistura de óleo essencial, óleo vegetal e água morna ou fria. As compressas feitas com água morna são muito eficazes para acalmarem lesões antigas, dores musculares, dores menstruais, dores de ouvidos, quistos e problemas de pele. As compressas feitas com água fria são muito eficazes em casos de entorses recentes, inflamações, contusões, inchaços, dores de cabeça, queimaduras e febres..
5) Desodorizantes e Purificadores do Ar: os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas, anti-viróticas e anti-bacterianas, podendo ser eficazmente utilizados como purificadores e desodorizantes do ar.
6) Perfumes e Colónias: Para fazer um perfume, diluir 15-25% de óleos essenciais em álcool puro e deixar repousar 15 dias em local escuro. Filtrar e usar. Para as colónias, diluir 12-15% de óleos essenciais em álcool 70º.
Óleos Essenciais Simples – Cedro – Aplicação:
Anti-Espasmódico e Expectorante das Vias Respiratórias (tosses, bronquite, asma), Anti-Séptico das Vias Respiratórias (gripes e constipações, bronquite, asma), Anti-séptico das Vias Urinárias (cistites), Anti-Séptico e Cicatrizante de Problemas de Pele (acne, feridas, queimaduras, alergias,aftas e picadas de insectos), Caspa, Peles Oleosas e Acnéicas.
Óleos Essenciais que podem ser usados durante a Gravidez:
Benjoim, bergamota, citronela, cravinho, eucalipto, incenso, jasmim, laranja, limão, lúcia-lima, mirto, neroli/flor de laranjeira, patchouli, petitgrain, pinho, rosa, rosmaninho, tangerina, tea-tree (árvore do chá) e ylang-ylang.
Atenção:
Não aplicar sobre os olhos e mucosas. Em caso de contacto acidental dos óleos essenciais com os olhos, remover imediatamente com uma bolinha de algodão impregnada com óleo de amêndoas doces. Nunca utilizar água porque ainda iria piorar a situação!
Manter fora da visão e do alcance das crianças.
Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz e humidade.
Para mais informações, consultar o nosso Manual de Utilização de Aromaterapia.
Não há comentários ainda.